
A Acelen vai investir R$ 12 bilhões na produção de diesel renovável a partir do óleo de Macaúba. O diretor de Inovação e Tecnologia Industrial da empresa, Carlos Augusto Arentz Pereira, destacou, na quinta-feira (25), durante a Bahia Oil & Gas Energy, que uma área desmatada será aproveitada para o plantio da semente.
Uma área de 200 mil hectares será destinada para o projeto. De acordo com o executivo, o desafio será desenvolver um ciclo agrícola para conseguir um uso eficiente do óleo da semente.
A produção do diesel renovável vai ocorrer na Refinaria de Mataripe, que será transformada em uma biorrefinaria. “Queremos que a unidade seja um centro transformador de energia mais sustentável para a sociedade, sempre atendendo a sociedade. É uma oportunidade de desenvolvimento humano”, comentou.
Pereira comentou que a Bahia é um dos destaques na produção de petróleo e a iniciativa visa alavancar ainda mais a vocação do estado. A previsão é a biorrefinaria produza 200 mil barris/dia a partir do primeiro trimestre de 2026.
Fonte: Revista Brasil Energia