unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 22/08/12

ACRJ lança o programa Porto do Rio Século XXI, versão 2012

Aconteceu no Centro de Convenções da Associação Comercial do Rio de Janeiro, o lançamento do programa Porto do Rio Século XXI, versão 2012. O programa é dividido em três partes na área de infraestrutura: obras de acesso rodoviário, ferroviário e marítimo. O investimento total do projeto será de aproximadamente R$ 3 bilhões até 2016. Com as novas intervenções no terminal portuário, estima-se que a movimentação de cargas alcance um crescimento de 50% a partir de 2013. O Porto do Rio terá a sua capacidade aumentada em 80% até as Olimpíadas de 2016.

Durante o evento foram apresentadas as propostas para a reordenação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e de Serviços) de importação para o estado do Rio de Janeiro, os projetos que visam resolver o grande problema da infraestrutura em volta do Porto (principalmente nas regiões do Caju), as diversas soluções para os desafios enfrentados com a dragagem na Baía de Guanabara, as obras de melhorias para o acesso ferroviário ao Porto (com propostas para a melhoria dos acessos de bitola larga e estreita e novos pátios, multiplicando a capacidade do porto) e as previsões de aumento dos terminais rodoviários e ferroviários.

Ontem, o Porto do Rio completou 102 anos e 1 mês, e o programa Porto do Rio Século XXI vem para consolidar esta data tão importante para o estado. Segundo o subsecretário Estadual de Transportes do Rio de Janeiro, Delmo Pinho, as obras serão um diferencial para o desenvolvimento comercial da Cidade Maravilhosa. “As obras fazem parte do Plano Nacional de Logística Integrada (PNLI), o qual visa atender à crescente demanda da Petrobras”, afirmou Pinho.

O evento contou com a presença do presidente da ACRJ, Antenor Barros Leal, do secretário de Estado de Transportes, Júlio Lopes, do presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Jorge Luiz de Mello, do diretor de operações da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), Luiz Carlos de Souza Lobo, do presidente do Conselho Empresarial de Recursos Hídricos da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Mauro Ribeiro Viegas, e do diretor geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Novo píer para a Copa de 2014

Visanto atender aos turistas que precisam de hospedagem nos grandes eventos esportivos, um píer com capacidade para até 7 navios será construído no Porto do Rio de Janeiro. De acordo com o presidente da Autoridade Pública Olímpica, Márcio Fortes, o píer estará parcialmente pronto na Copa de 2014, podendo receber cruzeiros com até 10 mil pessoas.

Segundo Márcio Fortes, a construção terá formato em Y e será necessário dragar 12 milhões de metros cúbicos da Baía de Guanabara para a realização da obra. Os dejetos serão depositados a 15 quilômetros da costa, mas ainda não temos a confirmação do local, pois o Ministério Público Estadual, a Docas e o Instituto Estadual do Ambiente ainda estudam a viabilidade desta área, explicou Fortes.