
A Açu Petróleo assinou com a Petrobras e a Transpetro o primeiro acordo de compartilhamento de infraestrutura para óleo cru. Voltada a rede do Osduc (Cabiúnas-Reduc), a operação viabilizará a conexão da futura linha que interligará o Terminal de Petróleo, no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), ao Terminal de Cabiúnas, localizado em Macaé (RJ).
A assinatura do acordo foi confirmada ao PetróleoHoje com exclusividade. O negócio vinha sendo discutido entre as três empresas há cerca de um ano, tendo sido fechado no final de fevereiro.
Além do compartilhamento futuro da rede, o acordo prevê o desenvolvimento conjunto entre a Açu Petróleo, Petrobras e Transpetro de estudos técnicos e de engenharia direcionados a compatibilizar operacionalmente a conexão dos dois oleodutos.
“É um acordo inédito e muito importante, que reforça o posicionamento da Açu Petróleo em prover infraestrutura e soluções logísticas para a movimentação de líquidos no Brasil. É a primeira vez que isso acontece envolvendo o compartilhamento de infraestrutura de óleo cru”, destacou Victor Bonfim, CEO da Açu Petróleo.
O oleoduto que interligará os terminais do Açu e Cabiúnas faz parte do projeto de expansão do parque de tancagem no Porto do Açu e já conta com processo de licenciamento em fase avançada. Orçado em R$ 2,5 bilhões, o complexo terá até 12 tanques de petróleo, com capacidade total de 5,7 milhões de barris.
A conclusão da obra oleoduto do Açu até Cabiúnas deve ser finalizada entre o final de 2024 e início de 2025. O duto terá 100 km e 24” de diâmetro, podendo escoar cerca de 170 mil b/d. Os termos comerciais do acordo firmado com a Petrobras e a Transpetro serão definidos futuramente.
O acordo reforça o plano de expansão de negócios da Açu Petróleo. A alternativa é vista pelo grupo como estratégica para a movimentação de óleo no país, uma vez que agregará mais uma rota de abastecimento para as refinarias de Duque de Caxias (Reduc), no Rio de Janeiro, e Gabriel Passos (Regap), em Minas Gerais.
O projeto de interligação dos terminais do Porto do Açu e de Cabiúnas permitirá maior flexibilidade operacional e eficiência para as operações de exportação, importação e cabotagem de petróleo. A Açu Petróleo responde por 30% das exportações de petróleo do país.
No momento, a Açu Petróleo licita a construção do parque de tancagem, cuja obra está prevista para ter início ao longo de 2022.
Operando desde 2016, o terminal da Açu Petróleo está licenciado para movimentar até 1,2 milhão de bpd, conta com 25 metros de profundidade e grande infraestrutura, atendendo as grandes operadoras que possuem atividades no Brasil. A Açu Petróleo atua também nas operações de apoio à cabotagem para suprir refinarias ao longo da costa brasileira.
Fonte: Revista Brasil Energiahttps://petroleohoje.editorabrasilenergia.com.br/acu-petroleo-petrobras-e-transpetro-assinam-acordo-inedito-de-compartilhamento-de-infraestrutura/