unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 27/10/21

Adesão ao Marco Legal das Ferrovias mostra importância do regime de autorização, diz Tarcísio

Na visão do ministro da Infraestrutura, modalidade será cada vez mais comum no desenvolvimento do Brasil

“As autorizações são cada vez mais frequentes e comuns. Demos um passo importante com a medida provisória que traz as autorizações para o setor ferroviário. Uma volta ao passado, olhando para o futuro. O grande desenvolvimento ferroviário no Brasil se deu no passado a partir de ferrovias autorizadas. Nos Estados Unidos, todas as ferrovias são autorizadas”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Ele participou nesta terça-feira (26) da abertura do ciclo de seminários “Infraestrutura como Pilar para a Promoção do Desenvolvimento Nacional”, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Ministério da Infraestrutura (MInfra). o programa federal Pro Trilhos já soma 21 pedidos para novas ferrovias, representando R$ 83,7 bilhões em investimentos e mais de 5,6 mil quilômetros de novos trilhos a serem implantados pelo setor privado. “É uma evidência de que estamos indo no caminho certo”, afirmou o ministro.

Tarcísio Freitas usou os números do setor portuário para reforçar o impacto causado pelo regime de autorizações no incremento da infraestrutura de transportes. Desde 2019, o Governo Federal já realizou 38 arrendamentos portuários. No mesmo período, concebeu 99 autorizações para Terminais de Uso Privado (TUPs).

Assessoria Especial de Comunicação
Fonte: Ministério da Infraestrutura