A Petrobras adiou para a próxima sexta-feira (1/7) a entrega das propostas do rebid das licitações destinadas ao afretamento de dois FPSOs de 180 mil barris/dia de óleo, um para Libra e outro para Sépia, áreas do cluster do pré-sal da Bacia de Santos. O recebimento dos envelopes ocorreria nesta sexta-feira (24/6), mas a petroleira enviou nesta quinta-feira (23/6) comunicado aos participantes, informando da prorrogação.
O adiamento da entrega das propostas já era esperado no mercado. Algumas empresas solicitaram esclarecimentos adicionais à Petrobras, mas até esta quarta-feira (22/6) a comissão de licitação não havia respondido grande parte dos pedidos.
A Petrobras deu início ao rebid sem flexibilizar nenhuma das condições técnicas das licitações, mas exigiu que as novas propostas (técnica e de preços) sejam elaboradas sem qualquer ressalva. Na licitação anterior, os proponentes, preocupados com o alto índice de conteúdo nacional e a ameaça de multas expressivas, elaboraram seus preços, colocando condicionantes.
A Petrobras mantém sigilo sobre os preços apresentados no processo anterior. Fontes do mercado apostam que os preços do rebid serão mais altos, tendo em vista que o risco dos projetos será maior sem as ressalvas.
Alguns empresas afirmam que as multas por não cumprimento das exigências de conteúdo nacional podem chegar a cerca de 15% do valor do contrato. O percentual de nacionalização da licitação é de cerca de 80%.
A licitação de Libra é disputada Modec, SBM, BW Offshore e o consórcio Bluewater/ Queiroz Galvão Naval, enquanto Modec, Bluewater/ Queiroz Galvão Naval e SBM disputam a concorrência de Sépia. Ainda não se sabe qual será o posicionamento da Petrobras em relação à participação da SBM, diante da ameaça de atraso da assinatura do acordo de leniência da empresa holandesa, investigada por corrupção.
As propostas das licitações originais foram entregues no início de abril.