unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 27/06/18

Adição de reservas de petróleo atinge nível histórico em 2017

Dos 17,7 bilhões de boe em reservas provadas orgânicas adicionadas em 2017, pouco menos da metade (8,5 bilhões de boe) estava nos Estados Unidos, enquanto a Rússia, a Ásia Central e a região Ásia-Pacífico respondiam por 24% (4,3 bilhões de boe). O Canadá, a América Latina, o Oriente Médio e a África adicionaram mais de 1,1 bilhão de boe. A região com o menor índice foi a Europa, com 2% do total mundial (0,3 bilhão de boe) pelo sexto ano consecutivo.

O total de reservas provadas no final de 2017 foi de 277 bilhões de boe. Das 83 empresas, apenas 18 detinham mais de 80% desse total. Mesmo com muitas dessas empresas possuindo operações globais, algumas delas são petroleiras nacionais com reservas concentradas em seus países de origem, como a Rússia, a China e o Brasil.

O levantamento levou em conta relatórios anuais de 83 empresas de E&P, as quais adicionaram juntas um total líquido de 8,2 bilhões de barris de óleo equivalente às suas reservas provadas durante 2017. Os investimentos com exploração e desenvolvimento (E&D) também cresceram em 2017, cerca de 11% em relação à 2016, mas permaneceram 47% abaixo dos níveis de 2013.

Os investimentos dessas companhias no primeiro trimestre de 2018 foram 16% maiores do que no primeiro trimestre de 2017, sugerindo que os orçamentos de E&D podem ter sido aumentados, o que provavelmente contribuirá para novas adições de reservas provadas neste ano.

A Petrobras, em 2017, foi na contramão do mercado mundial e terminou o ano com uma queda de 0,8% nas reservas em relaçào ao ano anterior, em 12,415 bilhões de barris de óleo equivalente. 

Fonte: Revista Brasil Energia