unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 18/01/11

Advent International adquire 50% do TCP

A Advent International, empresa global de private equity, anunciou a aquisição de 50% do capital social do TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá S/A), terceiro maior terminal portuário de contêineres do Brasil. O valor da transação não foi divulgado.

Todos os acionistas atuais do TCP Pattac Empreendimentos e Participações S/A, TUC Participações Portuárias S/A, Soifer Participações Societárias Ltda.,Grup Maritim TCB S.L. e Galigrain S.A – continuam a deter participação na empresa.

O investimento da Advent no TCP, que ainda está sujeito à aprovação dos órgãos reguladores competentes, permitirá à empresa aumentar sua capacidade em cerca de 70%, por meio da construção de um terceiro píer de atracação e da compra de novos equipamentos.

Fundado em 1998, o TCP detém a concessão para a operação do terminal de contêineres localizado no porto de Paranaguá. Com movimentação atual de aproximadamente 675.000 TEU por ano e área total superior a 320 mil metros quadrados, o TCP ocupa posição de destaque no cenário internacional de logística, sendo o porto de escala da maioria dos navios de contêineres que operam linhas internacionais e de cabotagem na costa brasileira.

Os serviços oferecidos pelo TCP incluem carga e descarga de navios, armazenagem alfandegada de contêineres, monitoramento de contêineres refrigerados (reefers), estufagem de contêineres, operação intermodal utilizando desvio ferroviário, entre outros.

Depois de analisarmos diversas opções, concluímos que a associação com a Advent International é sem dúvida aquela que nos permitirá acelerar o processo de crescimento e geração de valor no TCP, que se traduzirá em melhores serviços para nossos clientes, destaca o diretor geral do Terminal de Contêineres de Paranaguá, David Simon, que continuará a frente das operações da empresa ao lado do diretor superintendente, Juarez Moraes e Silva, que coordenará a área Comercial e de Relacionamento Institucional do TCP.

Plano de expansão

O investimento da Advent permitirá ao TCP colocar em prática um amplo plano de expansão de capacidade e melhoria de produtividade por meio de uma série de iniciativas, como por exemplo, a construção do 3º píer de atracação do terminal – extensão de 315 metros com previsão de início das obras ainda em 2011 – e a compra de novos equipamentos para o terminal, incluindo três novos portêineres pós-panamax (guindastes aptos a operar em navios de grande porte) um deles já em fase final de testes e com início de operação previsto para as próximas semanas; e outros dois ainda este ano além de diversos equipamentos como transtêineres, empilhadeiras e caminhões para elevar a capacidade da retro-área do terminal. Após estes investimentos, a capacidade do terminal deve crescer substancialmente, saltando dos atuais 700.000 TEU/ano para mais de 1.200.000 TEU/ano.

Outro plano do TCP é atuar em segmentos adjacentes de logística, oferecendo a seus clientes uma solução completa de transporte, desde a retirada da mercadoria até o embarque nos navios.

Managing Director da Advent International no Brasil e responsável pelo investimento no TCP, Luiz Antonio Alves destaca a experiência da Advent no setor de infraestrutura na América Latina. Atualmente somos um dos maiores operadores aeroportuários da região, administrando aeroportos no México e República Dominicana. Estamos certos de que poderemos gerar valor para o TCP, seus clientes e parceiros e confiantes de que obteremos sólido crescimento nos próximos anos, afirma Alves, acrescentando que entre os objetivos da Advent estão a melhoria dos serviços e da produtividade do terminal.

Ao longo de sua história, o TCP construiu uma reputação invejável tanto junto a seus clientes importadores e exportadores quanto junto à comunidade de armadores. Entretanto, acreditamos que é possível fazer ainda mais para aprimorar os serviços prestados, e, certamente, os investimentos planejados devem elevar o TCP a um padrão internacional de produtividade e qualidade dos serviços.