Embora atividade diminua, acordos continuam a crescer.
O aumento das taxas de afretamento para navios com tonelagem do tipo panamax e pós-panamax continua a crescer nas últimas semanas, embora a atividade dos navios tenha diminuído um pouco por conta dos diversos feriados comemorados por países em todo o mundo.
O acordo pelo APL Hong Kong, por exemplo, construído em 2002 e com 5.928 Teus (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), propriedade da empresa japonesa Shoei Kisen Kaisha, deixou claro o que vem acontecendo no segmento: a APL estendeu o contrato de afretamento do navio por mais três anos a uma taxa diária de US$ 19.750.
Esse valor é muito menor que os US$ 22.000 por dia que a Maersk paga por três navios de 5.500 Teus adquiridos em um acordo recente. Mas um novo acordo no segmento dos panamax deve acertar uma nova marca para o setor: o Moranto, construído em 2009 , com 4.380 Teus de capacidade e administrado pela Schiffahrtskontor Tom Wörden foi afretado pela Maersk Line por US$ 12 mil por dia por um perãodo entre três e seis meses.
Tal valor representa uma melhora no segmento, já que duas semanas atrás, a Maersk Line adquiriu três embarcações do mesmo tamanho (Rosa, Lana e Stadt Coburg) por US$ 8.975 a diária por um perãodo superior aos seis meses. Apesar dos ganhos recentes, as taxas de afretamento ainda estão muito baixas para muitos armadores conseguirem cobrir suas operações.
Nos segmentos de navios menores, as taxas permaneceram majoritariamente estáveis e os reflexo do mercado dos panamax ainda não aconteceu.