unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 09/05/11

(Afretamento) – Índices têm crescimento mais lento

Segundo dados do relatório mensal Cass Freight Índex, o crescimento das taxas Ed afretamento tem sido mais lento, já que em abril se registrou 0,45% de alta em comparação ao mês anterior.

Os dados são elaborados com base nos resultados de 100 companhias marítimas que, juntas, comam US$ 17 bilhões anuais de gastos com transporte.

Já as comparações ano-a-ano continuam a aumentar. Os carregamentos de abril deste ano subiram12,3% em comparação a abril de 2010, enquanto os gastos com afretamento subiram 34.9%, principalmente devido ao aumento do combustível. Segundo a empresa analista, o volume mais alto de carregamentos é um bom indicador de que apesar de a economia não estar se expandindo muito rápido ela está, de fato, sobrepondo a recessão.

Ainda de acordo com a entidade: O primeiro trimestre de 2011 foi sólido, com crescimento no afretamento apesar de dificuldades provocadas pelo clima tanto em janeiro quanto em fevereiro.

Apesar de alguns sinais potentes de que a economia tinha se acalmado, isso não deve durar muito, já que nos encaminhamos para a tradicional temporada de pico da indústria de afretamento.