A taxas de afretamento de porta-contêineres estão caindo à medida que armadores aguardam a baixa na demanda e reavaliam as suas necessidades de capacidade, em meio à incerteza sobre os volumes de carga e fretes na entrada do novo ano.
O mercado dos navios Panamax com capacidade de 3.500 Teus (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) sofreu a queda mais acentuada, com a média de ganhos diários caindo de US$ 19 mil em setembro para US$ 13.250, segundo a corretora londrina Clarkson. O valor é quase o dobro da taxa média diária de US$ 6.575 acusada em 2009, mas pouco mais da metade da média de 2008, quando computava US$ 26.125.
Um navio de 4.250 Teus fechado para um contrato de dois anos está custando US$ 22.334 por dia em comparação com os US$ 24.250 de três meses atrás, de acordo com a HSA Hamburg Shipbrokers Association.
Entretanto, as embarcações mais pequenas apresentam melhor desempenho, com os ganhos diários de um navio de 1.700 Teus apresentando queda de US$ 500 em relação aos US$ 8.250 de setembro.
A frota ociosa está avaliada em apenas 356 mil Teus em comparação com 1,5 milhão de Teus de um ano atrás – sendo a grande maioria formada por navios fretados. Os armadores já estão fazendo pedidos para navios de grande porte que deverão ser entregues no final de 2011, com taxas que devem ser equilibradas de acordo com a crescente escassez de tonelagem pós-Panamax.