
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, inaugurou na última segunda-feira (29), em Elvira, no Amazonas, o novo porto da cidade. De acordo com o MPor, a obra foi executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), custou R$ 37,6 milhões e beneficiará diretamente os 17,1 mil habitantes. Em região sem acesso rodoviário, Envira depende da navegação fluvial para transporte de passageiros, alimentos, medicamentos e bens essenciais.
Segundo o ministério, o novo terminal vai garantir embarque e desembarque seguros em períodos de cheia e de vazante, além de reduzir custos logísticos e melhorar o escoamento da produção agrícola e do pescado e o fornecimento de insumos básicos.
Em Eirunepé, cidade com cerca de 33 mil habitantes, foi apresentado projeto, em fase de licitação, de construção pelo DNIT de um IP4, com investimento de R$ 2 milhões. O empreendimento é considerado essencial porque a cidade, cuja economia é baseada na agropecuária, depende integralmente dos rios para o transporte de bens e de passageiros.
Segundo Costa Filho, a construção e modernizações de IP4 visa, ao mesmo tempo, oferecer soluções logísticas para o transporte na região Amazônica e incentivar a indústria naval local. “Reafirmamos o compromisso do governo federal em garantir segurança, reduzir desigualdades e integrar os municípios do interior do Amazonas por meio da navegação interior”, afirmou.
Fonte: Revista Portos e Navios