A ANP aprovou a cessão do contrato do BT-POT-55A pertencente à Sonangol e à Petrobras para a Aguila Capital, em reunião de diretoria colegiada realizada nesta quinta-feira (28). À concessão BT-POT-55A pertence o bloco exploratório terrestre POT-T-794, localizado na Bacia Potiguar.
A concessão foi adquirida na 7ª Rodada de licitações. A Petrobras detinha 70% e a Sonangol os 30% restantes. Agora, a Aguila terá 100% de participação e operação. A gestora de investimentos foi classificada como operadora C. Este é o primeiro contrato de exploração e produção de óleo e gás da empresa.
A Aguila Capital adquiriu o POT-T-794 em dezembro de 2021. Já foram perfurados dois poços na área, sendo um descobridor de gás e um de delimitação. Não existem compromissos remanescentes do Programa Exploratório Mínimo (PEM) a serem cumpridos.
A Aguila Capital é gestora de capital com foco nas áreas de óleo e gás e infraestrutura. A investida do grupo no segmento de petróleo foi apoiada por Blener Mayhew, seu managing partner. O executivo atuou por seis anos no board da PetroRio, tendo ocupado a vice-presidência da petroleira carioca.
Fonte: Revista Brasil Energia