Em parceria com a Petronas, MISC e Clean Energy System, o projeto Zero Emission Power Station (ZEUS) pretende utilizar a combustão de oxi-combustível com captura e armazenamento de CO2

A Aker Solutions assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Petronas, MISC e Clean Energy System para o projeto piloto Zero Emission Power Station (ZEUS), segundo comunicado divulgado na quarta-feira (28). A solução de energia utiliza a combustão de oxi-combustível (oxyfuel) com captura e armazenamento de CO2.
De acordo com a Aker, o processo de combustão do combustível converte o gás natural com alto teor de CO2 em energia despachável, capturando 100% das emissões de CO2. Após este processo, o CO2 é injetado em um reservatório para armazenamento permanente ou pode ser usado para aumentar a produção de petróleo e gás antes de ser armazenado permanentemente.
Assim que o projeto for 100% demonstrado, as empresas pretendem dimensionar o ZEUS para atender às crescentes demandas de energia e apoiar a transição para um mix de energia mais renovável. Por sua vez, o MISC tem expectativa de que a tecnologia seja adaptada para uso marítimo e disponível em unidades flutuantes dedicadas.
A Aker aponta que o ZEUS pode ter a capacidade de lidar com a combustão em pressões elevadas, permitindo equipamentos de processo mais compactos e simplificados. “Isso pode levar a economias de custo significativas e, ao mesmo tempo, aprimorar os recursos de gerenciamento de CO2”, ressaltou a companhia.
Além disso, a estação de energia pretende fornecer energia net zero, bem como a combustão do oxi-combustível pode queimar gás não tratado diretamente do poço, incluindo gás com até 90% de CO2.
Fonte: Revista Brasil Energia