
Aker Solutions, Equinor e TotalEnergies se uniram em um JIP (Joint Industry Project) para desenvolver o conceito de uma árvore de natal elétrica (eXT). Financiado com recursos da cláusula de PD&I da ANP, o projeto terá duração de oito meses.
O desenvolvimento tecnológico da eXT está sendo liderado pela Aker em sua unidade situada em São José dos Pinhais, no Paraná, para atender as demandas da Equinor e Total.
O desenvolvimento da eXT visa substituir os sistemas hidráulicos das árvores de natal molhada (ANM), dando um passo adiante na consolidação do conceito all electric no subsea.
De acordo com a fabricante norueguesa, a eXT será capaz de simplificar a infraestrutura submarina, além de contribuir para as estratégias de descarbonização, segurança topside e redução de custos.
“A eXT também atende melhor a longas distâncias de instalações submarinas, permite a expansão de sistemas de processamento submarinos e potencializa a digitalização, possibilitando o monitoramento contínuo de condições de operação, trazendo maior confiabilidade dos sistemas”, afirmou a Aker em nota.
As próximas fases do projeto incluem o desenvolvimento detalhado do protótipo; construção e teste; e integração do protótipo e do sistema eXT a ser desenvolvido.
Fonte: Revista Brasil Energia