
A Aker Solutions assinou um contrato “substancial” – avaliado entre R$ 1,21 bilhão a R$ 1,93 bilhão – com a Petrobras e consórcios parceiros para fornecer sistemas de produção submarinos (SPS) e serviços de ciclo de vida submarino (SLS) para campos operados pela estatal no offshore brasileiro, informou a companhia em comunicado no sábado (5).
O contrato possui duração de cinco anos, com início a partir deste trimestre e término previsto para o quarto trimestre de 2027, além de uma opção de extensão para mais cinco anos. Ao longo da vigência do contrato (que é do tipo frame agreement), estima-se que até 33 árvores de natal molhadas sejam fornecidas à Petrobras.
Além de ANMs, os sistemas de produção submarina incluem controles submarinos de última geração (chamados “Vectus”), unidades de distribuição submarina e peças de reposição. Já os serviços de ciclo de vida submarino abrangem as atividades de intervenção, preservação e manutenção, bem como serviços de instalação, que serão gerenciados a partir da base da Aker Solutions em Rio das Ostras (RJ).
“O Brasil é um dos principais mercados offshore do mundo e esperamos continuar nosso relacionamento de longo prazo com a Petrobras. Esse acordo histórico é um testemunho da qualidade que nossos funcionários qualificados têm desempenhado ao longo do tempo no Brasil e do valor de nossas soluções e serviços submarinos”, afirmou Maria Peralta, vice-presidente executiva e chefe de negócios Subsea da Aker Solutions, em comunicado. A Aker esclarece que o valor total do contrato dependerá das demandas futuras do cliente, sendo o valor inicial apenas uma estimativa das entregas esperadas para o período do contrato.
Fonte: Revista Brasil Energia