unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 28/03/23

Aker Solutions e Equinor fecham contrato para tie-back na Noruega

Instalação submarina do campo de Åsgard, no Mar da Noruega (Créditos: Øyvind Hagen/Equinor)

Aker Solutions firmou um contrato considerável – avaliado entre NOK 0,5 bilhão e NOK 1,5 bilhão – com a Equinor para realizar um tie-back no projeto de Berling (anteriormente formado pelos campos de gás Iris e Hades), à plataforma Åsgard B, no Mar da Noruega, segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira (27).

O contrato é do tipo EPCIC, que compreende engenharia, aquisição, construção, instalação e comissionamento, e possui duas fases: uma que começa imediatamente e outra que será iniciada em setembro deste ano. A mobilização offshore está prevista para ser iniciada em novembro de 2025, e o tie-back deverá ser concluído em dezembro de 2027. Já o início da produção está previsto para 2028.

“Os recursos recuperáveis estimados são de, aproximadamente, 45 milhões de boe, consistindo principalmente de reservas de gás. Os tie-backs permitirão uma contribuição significativa para a segurança energética na Europa”, afirmou Paal Eikeseth, vice-presidente executivo e chefe do negócio de Eletrificação, Manutenção e Modificações (EMM) da Aker Solutions, segundo o comunicado.

A parte de engenharia e aquisição será executada pelo escritório da Aker em Trondheim (Noruega), com o apoio das cidades de Bergen (Noruega) e Mumbai (Índia), enquanto a parte de pré-fabricação e construção serão executadas no estaleiro da empresa em Egersund (Noruega). O campo de Berling – operado pelo consórcio formado por OMV (30%, operadora), Equinor (40%) e DNO (30%) – está localizado em Halten Bank, a cerca de 23 km a sudeste do campo de Åsgard, onde está localizada a plataforma semissubmersível Åsgard B.

Fonte: Revista Brasil Energia