unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 06/05/22

Aker Solutions em transição


Planta eólica offshore, fonte: Aker Solutions. Companhia mira a transição energética
Fonte: Aker Solutions

Parte da energia no futuro, segundo o presidente da empresa, virá do mar de tecnologias como o Subsea Power Transmission, favorecendo maior geração de energia renovável a partir dos oceanos. Em abril, a Aker contabilizou uma carteira de projetos em licitação de 80 bilhões de coroas norueguesas (cerca de US$ 8,5 bilhões), dos quais 20% relacionados aos negócios de transição energética. São licitações que poderão ser concluídas nos próximos 12 a 18 meses.

A meta é ampliar a receita em 10% ao ano, em média, até 2025, com uma participação crescente de energias renováveis. Naquele ano, um terço das receitas da companhia deverão vir de fontes limpas e soluções de baixo carbono, ampliando sua presença a partir daí até chegar em 2030 a dois terços. Trata-se de mudança expressiva no foco de atuação da companhia, uma vez que historicamente a receita provinha integralmente do setor de óleo e gás.

O Brasil, segundo o CEO da Aker Solutions, Kjetel Digre, terá participação relevante no processo, sobretudo no desenvolvimento de tecnologias em descarbonização e maior segurança no suprimento global de energia. A fábrica da companhia no Paraná produz, atualmente, maior parte de equipamentos para o mercado global da Aker Solutions. O executivo enxerga no Brasil demanda e espaço para o desenvolvimento da indústria de geração eólica offshore vinculada à produção de óleo e gás, com vistas a redução de emissões e de consumo de combustível fóssil.

No primeiro trimestre de 2022, a empresa reforçou seu portfólio de renováveis ​​com a aquisição da Rainpower, empresa que desenvolve e produz turbinas hidrelétricas, sistemas de controle e equipamentos associados para clientes em todo o mundo. Segundo Digre, há fortes sinergias industriais entre as duas companhias, que atuarão para aumentar a segurança energética, uma das principais demandas da Europa atualmente.

No futuro, a Aker Solutions espera trabalhar com empresas brasileiras, especialmente com a Petrobras, em projetos de energia renovável. Há exemplos de sistemas já usados no mercado como o do Subsea Power Hub (hub de potência submarina), que economiza cerca de 50% do custo e pode ser utilizado com turbinas eólicas. Seu potencial de redução de CO2 ultrapassa 100 mil toneladas/ano. A tecnologia SuperNode, por sua vez, coleta energia de várias fontes renováveis, converte essa energia para transmissão de longo alcance e utiliza supercondutores para reduzir perdas, levando a energia para onde a demanda é maior.

Fonte: Revista Brasil Energia