O diretor da ANTAQ, Tiago Lima, reuniu-se com o governador de Alagoas, Teotônio Vilela, ontem, em Maceió. Durante a reunião, foram discutidas a instalação do Estaleiro EISA, em Coruripe, leste do Estado, e a construção de um terminal de passageiros no porto de Maceió.
O primeiro empreendimento está em fase de obtenção da liçenca de instalação junto ao IBAMA e, após isso, será submetido à análise da ANTAQ para obtenção da outorga como terminal de uso privativo – TUP exclusivo.
O estaleiro terá 2.000.000m2 e será destinado à construção e reparação. Com capacidade para construir navios gaseiros e conteineiros, entre outros, deverá gerar mais de três mil empregos diretos no Estado.
Com relação à construção do terminal de passageiros, Lima discorreu sobre a Resolução ANTAQ nº 1.660, que trata da construção, exploração e ampliação de terminal de uso privativo de turismo – TUP turismo.
O porto de Maceió foi o sexto porto brasileiro com maior movimento de turistas de cruzeiros maritimos na temporada 2010/2011. O porto recebeu 123 mil passageiros.
Segundo a ABREMAR a localização do porto de Maceió é estrategica para as viagens de cruzeiros no Brasil. No entanto, as instalações portuárias são destinadas para a movimentação de cargas, sendo o embarque e desembarque de passageiros executados em caráter precário.
O governador alagoano manifestou o interesse na instalação do Estaleiro Eisa em curto prazo, bem como na construção de um moderno terminal de passageiros.
Teotônio Vilela observou que Alagoas é o Estado da Federação que possibilita ao empreendedor as melhores condições de investimento, com total segurança jurídica, e agradeceu o empenho da Agência para que os dois empreendimentos sejam efetivados.