unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 01/09/09

Alemanha e Brasil anunciam parceria de negócios na Copa de 2014

No último dia 31, representantes do Brasil e da Alemanha fecharam acordo para parceria estratégica em infraestrutura, construção, transportes e segurança para a Copa de 2014, que será realizada no País.

O ministro da Economia e Tecnologia da Alemanha, Karl-Theodor Freherr zu Guttenberg, que esteve em Vitória (ES), afirmou que as indústrias de seu país vão oferecer, com o apoio do governo, sua expertise, principalmente em infraestrutura, construção, transportes e segurança. São setores críticos que exigem sólidos investimentos, por serem básicos para tornar bem-sucedido um evento de grande porte, como o Mundial, disse acrescentando que é preciso pensar a questão do meio ambiente: Na Alemanha, em 2006, fizemos uma Copa com impacto ambiental zero.

Guttenberg enfatizou que também haverá cooperação nos setores de portos, aeroportos, ferrovias e a reforma de estádios, além do projeto do trem de alta velocidade, ligando Rio-São Paulo-Campinas.

O Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, aproveitou a ocasião para justificar a demora do projeto em sair do papel. É um estudo muito complexo, cujas bases para execução estão concluídas, mas que exigirá avaliações e decisões delicadas por suas inúmeras implicações. Acredito que a licitação possa ser lançada nos próximos meses.

Segundo Jorge, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) será o grande agente financeiro para a execução das obras. Mas vamos precisar do know how alemão para tocar os projetos.

Na reunião estavam presentes dezenas de empresários, em sua maioria alemíes, que estão em Vitória para participar do 27º Encontro Econômico Brasil-Alemanha.

A abertura do evento, no Centro de Convenções de Vitória, contou com a presença do ministro Guttenberg, do governador Paulo Hartung e dos presidentes da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Armando Monteiro Neto, e da sua congênere alemí (BDI), Hans-Peter Keitel.

O encontro, que tem cerca de 1.200 empresários dos dois países inscritos, será encerrado hoje, 1º, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.