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Clippings - 08/12/21

Alfa Laval obtém aprovação do ABS para queima em caldeiras com metanol

O American Bureau of Shipping (ABS) concedeu à Alfa Laval a primeira aprovação do setor marítimo para operar caldeiras com metanol. A aprovação “em princípio” (AIP) foi concedida em 4 de novembro, com base em extensos testes de solução no Centro de Teste e Treinamento da Alfa Laval.

O metanol, que é líquido à temperatura ambiente e neutro em carbono se produzido de fontes verdes, é um dos combustíveis utilizáveis na descarbonização da indústria naval. Embora já seja utilizado em vários navios e esteja planejado para outros em construção, seu uso até agora tem se limitado aos motores principais. No futuro, as operações de metanol precisarão se estender às caldeiras.

“A Alfa Laval está analisando todo o escopo da influência do metanol a bordo”, disse Lars Skytte Jørgensen, vice-presidente de Desenvolvimento de Tecnologia, Sistemas de Energia, Divisão Marítima da Alfa Laval. “A escolha mais natural para caldeiras é queimá-las com o combustível primário da embarcação, mas a natureza de baixo ponto de inflamação do metanol e as diferenças em sua densidade de energia exigem uma nova abordagem para o queimador e os sistemas de suprimento de combustível. Foi importante para nós desenvolver essa abordagem e estamos orgulhosos de tê-la validada pelo ABS.”

A Alfa Laval vem testando as operações de caldeiras com metanol desde o início de 2021 no Centro de Testes e Treinamento da empresa — testes de combustão do motor com metanol também estão em andamento. Os experimentos foram conduzidos usando um queimador MultiFlame de atomização por pressão em uma caldeira Alfa Laval Aalborg OS-TCi, bem como uma unidade de válvula de metanol (MVU) projetada pela Alfa Laval para atender aos requisitos de classe do ABS.

Os resultados iniciais, obtidos com metanol puro e uma mistura de metanol-água, mostraram que o metanol é fácil de inflamar e resulta em emissões muito baixas. O foco foi, portanto, colocado em garantir a mesma saída de vapor com metanol — apesar de seu valor de calor mais baixo — como seria o caso usando óleo ou gás como combustível.

Uma solução foi alcançada após algumas adaptações, sendo que uma caldeira de um determinado tamanho pode produzir a mesma quantidade de vapor independentemente do combustível utilizado. Isso significava que o desenvolvimento poderia avançar rapidamente para otimizar o sistema de abastecimento de combustível.

A próxima etapa da Alfa Laval será uma instalação piloto em um navio oceânico. Os resultados dos testes de campo serão cruciais para o ajuste fino da solução da caldeira de metanol e para chegar a um projeto comercial.

Fonte: Revista Portos e Navios