A Bahia começou a exportar a produção de algodão que vem do Oeste baiano pelo terminal de contêineres do Porto de Salvador. Até o ano passado, a Bahia – segundo maior produtor de algodão do país – exportava sua safra pelos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR).
A expectativa é que 30% seja escoado pela capital em 2011, em rotas sem escalas até a Ásia, principal importador do produto. A ação comercial que permitiu a operação por Salvador foi possível por causa do adiantado estágio das obras de ampliação do terminal de contêineres e dos investimentos que estão sendo realizados na modernização dos equipamentos. Contribuiu também, a inauguração do transporte de carga direto da Bahia para o Extremo Oriente, que vem ocorrendo desde maio deste ano.
A nova rota marítima é feita em conjunto pelos armadores CMA GGM, CSAV e China Shipping. A operação reduz praticamente pela metade o transit-time (tempo de viagem), de 69 para 32 dias o que traz valores de fretes marítimos mais competitivos aos produtores.
Desde 2010, vários investimentos estão sendo realizados pelo Governo Federal e empresas privadas na expansão da infraestrutura do Porto de Salvador. A Secretaria de Portos da Presidência da República executou a dragagem de aprofundamento de 12 para 15 metros no canal de acesso e na bacia de evolução.
As obras federais também contemplam a construção da Via Portuária Baía de Todos os Santos, que dará acesso direto da BR-324 ao porto, com a entrega do empreendimento previsto para março de 2012. A Wilson Sons, responsável pela operação do Terminal de Contêineres (Tecon) de Salvador, está investindo cerca de R$ 180 milhões.