unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 21/10/22

Aliança obtém autorização especial para afretamento durante estiagem na Amazônia

Arquivo/Divulgação

Antaq autorizou empresa de navegação a afretar por tempo, mediante circularização prévia e por período limitado a 90 dias. Agência levou em conta  pontos críticos para segurança da navegação evidenciados em trechos navegáveis do Rio Amazonas relacionados ao transporte com origem ou destino em Manaus (AM)

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) autorizou a Aliança Navegação e Logística a afretar por tempo na navegação de cabotagem para o transporte de contêineres durante o período de estiagem dos rios da Região Amazônica. A deliberação, publicada nesta quinta-feira (20) no Diário Oficial da União, limita essa possibilidade de afretamento a 90 dias, mediante prévia circularização no Sistema de Afretamento da Navegação Marítima e de Apoio (Sama) da Antaq.

A decisão da agência reguladora, que entrou em vigor a partir de sua publicação, levou em conta os pontos críticos para a segurança da navegação evidenciados em trechos navegáveis do Rio Amazonas relacionados ao transporte com origem ou destino em Manaus (AM), atravessando a foz do Rio Madeira. O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, determinou à Superintendência de Outorgas (SOG) que acompanhe os desdobramentos da autorização especial concedida e comunique a Aliança sobre o atendimento do pleito. Os detalhes do processo não estão abertos na Antaq, pois foi concedido sigilo a fim de preservar as informações empresariais.

Fonte: Revista Portos e Navios