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Clippings - 18/07/12

ALL agiliza transporte de grãos até o porto de Santos

Empresa de logística investiu em tecnologia e conseguiu descarregar 946 caminhões de milho e farelo em um único dia no Terminal Rodoferroviário de Alto Araguaia, mas enfrenta gargalos no litoral paulista Rafael Palmeiras Uma mudança aparentemente simples nos dispositivos de comunicação (transponder) das balanças de entrada e saída do Terminal Ferroviário da América Latina Logística em Alto Araguaia, no Mato Grosso, permitiu um ganho médio de tempo de seis segundos no manejo de cada caminhão descarregado.

O resultado imediato foi a agilização de movimentação de milho e farelo e o recorde de 946 caminhões descarregados em um só dia nos vagões que seguem dali para o porto de Santos, por via ferroviária.

O volume atingido pela empresa indica um crescimento de 6,05% em relação ao último recorde de 891 veículos, com ganhos de receita e redução no tempo de permanência dos caminhões no terminal.

As mudanças que visam agilizar o processo de descarga rodoviária do terminal fazem parte da implantação do “Projeto Sem Parar”, iniciativa inovadora na área de gestão da ALL.

“Tivemos um ganho de produtividade nos tombadores e na recepção dos caminhões. Com isso, passamos a ter uma maior recepção e consequentemente estamos melhorando nossos índices de produtividade”, afirma Flávio José da Silva, coordenador de Terminais de Mato Grosso da empresa de logística.

Gente e gestão Ivandro Paim, gerente de Terminais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, completa lembrando que três anos atrás a média diária de movimentação dera de 348 caminhões.

“Trabalhamos com três pilares dentro da empresa: gente, resultado e gestão. Com isso gerenciamos a rotina e a produtividade por meio de sistemas o que nos possibilita acompanhar os resultados”, explica. O processo do qual participam cerca de 250 funcionários é acompanhando de perto pelos gestores do Terminal.

“Todas as manhís fazemos reuniões para avaliar o desempenho e alimentar o sistema”, explica. Ainda segundo Paim, o processo de inovação tem ajudado a aumentar a receita da empresa, como resultado de um volume maior de produtos que são descarregados.

O executivo revela que o Terminal tem capacidade para quatro caminhões ao mesmo tempo com uma carga máxima de 42 toneladas.

“Queremos manter uma média de 900 caminhões por dia, mas temos capacidade de chegar a um número máximo de mil por dia”, destaca o executivo que pretende buscar esse ganho até o fim do ano.

Gargalos O programa de inovação e investimento da ALL ainda enfrenta barreiras para ampliar ainda mais o processo de descarregamento de caminhões por dia. Um deles é legislação trabalhistas para caminhoneiros que teve como uma das consequências a redução da carga horária de trabalho, gerando filas para o descarregamento.

Outro obstáculo visto pela companhia de logística é a falta de capacidade do porto de Santos para o recebimento da carga. Atualmente, a ALL possui capacidade máxima para 600 vagões, mas a empresa ainda está distante de utilizar todo esse potencial. Mesmo com a intenção de manter 900 caminhões por dia, a empresa seria forçada a utilizar apenas 450.

É que cada vagão possui capacidade para levar a carga de dois caminhões. “Não adianta descarregar uma quantidade grande nos vagões e enfrentar um gargalo em Santos”, conclui Paim.