unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 18/05/11

ALL anuncia complexo intermodal no Mato Grosso

A ALL (América Latina Logística) anunciou ontem a construção do que se propõe a ser o maior complexo intermodal do país. A instalação – que ficará na cidade de Rondonópolis, no Mato Grosso – é parte das obras de prolongamento da ferrovia no estado, já em execução pela própria companhia, e servirá para a movimentação de grãos, combustíveis, fertilizantes, produtos frigorificados, algodão e madeira.

Com área de quatro milhões de metros quadrados (dez vezes o tamanho do Vaticano) e projetado para atender a demanda dos próximos 25 anos, o complexo vem também para aumentar a competitividade da empresa na região: Com este complexo, a ALL passa a ser competitiva na captação de 100% das cargas originadas no Mato Grosso, região que vem apresentando o maior crescimento na produção de grãos do país nos últimos anos, setor estratégico para o nosso negócio, afirmou o diretor Comercial da companhia, Sérgio Nahuz.

A previsão é de que até 30 empresas se instalem no terminal, criando um distrito industrial na região, com solução logística incorporada à malha ferroviária da ALL. A soma total de investimentos chega a R$ 730 milhões – por parte dos clientes -, e a capacidade do complexo multimodal deve chegar a 15 milhões de toneladas por ano em um momento inicial, podendo chegar até 30 milhões de toneladas movimentadas anualmente.

De acordo com a ALL, a construção deve começar ainda nesse ano e a entrega está prevista para o segundo semestre de 2012, concomitantemente à conclusão das obras de construção da ferrovia de Rondonópolis. A companhia ficará responsável pela construção da infraestrutura ferroviária do complexo, incluindo a implantação de trilhos, a construção de oficinas e das unidades de produção. A execução do projeto deve resultar na criação de cerca de três mil empregos.