A ALL e a Eldorado Brasil assinaram no fim da tarde de ontem um contrato que prevê o transporte de mais da metade da celulose que será produzida pela Eldorado na fábrica de Três Lagoas (MS), cuja construção já foi iniciada, até o Porto de Santos, em São Paulo. O valor do contrato, que tem prazo de 15 anos e prevê investimento conjunto da ordem de R$ 300 milhões, não foi divulgado. A unidade fabril deve entrar em operação no segundo semestre de 2012 e terá capacidade de produção de 1,5 milhão de toneladas por ano de celulose branqueada de eucalipto.
O contrato firmado ontem prevê a movimentação multimodal de 800 mil toneladas por ano de celulose. O transporte das demais 700 mil toneladas que serão produzidas em Três Lagoas deve ser feito por outros operadores logísticos e todos os modais estão sendo considerados pela companhia, que é controlada pela J&F Holding, controladora do JBS Friboi, e tem como segundo acionista a MCL Empreendimentos, do empresário Mário Celso Lopes.
De acordo com o diretor comercial da ALL, Sergio Nahuz, um trecho de 90 quilômetros, entre Três Lagoas e Aparecida do Taboado, ainda em Mato Grosso do Sul, será atendido por caminhões, também da ALL. A ponta rodoviária vai até Aparecida do Taboado, onde será construído um terminal de transbordo, explica o executivo. De lá, a celulose da Eldorado percorrerá mais 900 quilômetros, via ferrovia, até o Porto de Santos.
Segundo Nahuz, serão investidos, conjuntamente, cerca de R$ 300 milhões em mais de 300 vagões, 20 locomotivas e construção de dois terminais de transbordo – além da unidade em Aparecida, haverá outra em Santos.
A malha ferroviária, conta o executivo, já é utilizada para o escoamento de grãos. Hoje, cerca de 60% a 65% das 40 milhões de toneladas movimentadas anualmente pela ALL correspondem a commodities agrícolas. A carteira florestal, que inclui o segmento de celulose e papel, por sua vez, passará de 1,2 milhão de toneladas para 2 milhões de toneladas por ano a partir do novo contrato.
Em Três Lagoas, a ALL também é responsável pela movimentação da celulose branqueada de eucalipto produzida pela Fibria, companhia resultante da fusão entre Votorantim Celulose e Papel (VCP) e Aracruz, na fábrica instalada em ponto oposto ao de construção da unidade da Eldorado. No caso da Fibria, com a implantação de um contorno ferroviário de 12,4 quilômetros no município sul-mato-grossense e o ramal de 40 quilômetros que liga a unidade fabril a esse contorno, a celulose sairá diretamente da linha de produção para os vagões da ALL, rumo a Santos. Hoje, o transporte é feito por trem e caminhão.
Vamos quase dobrar o tamanho de nossa carteira florestal com esse contrato, o que está em linha com a estratégia de diversificação de cargas, afirma Nahuz. Fundada em 1997, a ALL opera frota de quase 1,1 mil locomotivas, mais de 31,6 mil vagões e 650 veículos rodoviários. O projeto da Eldorado em Três Lagoas engloba investimentos de R$ 4,8 bilhões, com instalação da maior linha única de produção de celulose, considerando-se a tecnologia mais avançada disponível hoje no mercado. No fim do ano passado, a companhia firmou contratos para compra de equipamentos estimados em R$ 2,5 bilhões no total.