unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 03/09/09

Alphaliner prevê que frota global tende a ficar ociosa

Relatório da Alphaliner, divulgado nesta semana, indica que com o fim do pico da temporada de embarques deverá aumentar a frota de navios porta-contêineres encostados nos próximos dois meses. Outra perspectiva nada animadora é que, com 100 mil Teus (unidade que equivale a um contêiner de 20 pés) de navios prontos para ser entregues nos estaleiros, a capacidade ociosa se elevará de 9% para 14% até o final de 2009.

Várias racionalizações de serviços por parte dos armadores serão implementadas em setembro e outubro, o que fará com que navios saiam de serviço, informou a Alphaliner.

A consultoria observa que o corte de 20% na capacidade da CKYH Alliance nas rotas Ásia-Europa liberará 18 navios com mais de 5 mil Teus a partir de outubro. Será difícil para esses navios encontrarem uso durante o perãodo, pois a demanda deverá permanecer fraca até o começo do próximo ano, pondera.

A suspensão por parte da Maersk do seu serviço Ásia-costa Leste dos EUA também liberará oito navios de mais de 5 mil Teus. O total de entregas permaneceu relativamente baixo, pois algumas embarcações que ficaram prontas continuam nos estaleiros. Estima-se que 100 mil Teus de navios prontos ainda não foram entregues a seus donos. Assim, a frota ociosa fica artificialmente reduzida pelo aumento dos navios prontos, porém não entregues, alguns deles há meses. Supondo que todos essas embarcações sejam entregues, a frota ociosa seria de 1,4 milhão de Teus, explica o relatório.

Segundo a Alphaliner, 524 navios porta-contêineres estão fora de serviço atualmente, uma pequena melhora em relação aos 538 de duas semanas.