A Alstom assinou um contrato de aproximadamente €200 milhões para a construção e manutenção de três parques eólicos no Brasil para a Brasventos S.A., empresa de finalidade especial composta por J. Malucelli Energia (51%), Eletrobras Eletronorte (24,5%) e Eletrobras Furnas (24,5%).
Os parques eólicos serão instalados no Rio Grande do Norte (região Nordeste) e terão uma capacidade total de produção de 580 mil MWH por ano, energia suficiente para abastecer mais de 100 mil residências e economizar mais de 300 mil toneladas de CO2 por ano.
O escopo do pedido inclui o fornecimento, instalação e comissionamento de longo prazo de turbinas eólicas ECO 86. Os parques eólicos serão fornecidos com o sistema SCADA da Alstom, permitindo acesso local e remoto a dados das turbinas eólicas, otimizando a operação e manutenção. As turbinas serão fabricadas na unidade da Alstom na Bahia, com fornecimento parcial da planta em Buñuel, na Espanha.
Os parques eólicos contarão com turbinas Alstom modelo ECO 86, eficientes e de fácil instalação, ideais para as condições de vento médio-alto e para a complexa geografia costeira da região. As turbinas eólicas da Alstom são baseadas no conceito ALSTOM PURE TORQUE™, exclusivo da empresa e único no mercado. O seu projeto separa as forças de deflexão decorrentes de golpes de vento do torque puro do rotor, necessário para a geração de energia. Com isso as cargas de deflexão são transmitidas diretamente para a torre e somente o torque puro é transmitido para o multiplicador de velocidade garantindo-se assim maior vida útil deste componente e em consequência, maior confiabilidade da turbina.
Alfonso Faubel, vice-presidente de negócios Wind da Alstom Power, afirma: “Este contrato, nosso maior projeto eólico no Brasil até o momento, é um forte endosso à nossa tecnologia líder em turbinas eólicas e à nossa capacidade de execução de projetos. Os projetos apoiarão o compromisso do governo de desenvolver o mercado de energia eólica do Brasil e reforçam ainda mais a posição da Alstom como fornecedora líder de soluções de energia limpa no País”.