Viagens da Indonésia e Austrália para a Índia aumentaram.
Pode até ser que na indústria marítima de granel sólido o tamanho do navio nem importe tanto. Mas os proprietários de embarcações Panamaxes estão sendo beneficiados pela maneira como essas embarcações superdimensionadas estão do aumento da demanda de carvão na Índia desde o começo deste ano.
As embarcações Panamax estão arrebatando as viagens de carvão da Indonésia e da costa leste da Austrália para a Índia. Isso vem acontecendo mesmo com a disponibilidade de navios menores na região, que sofreram com uma taxa protecionista nas exportações de aço da Índia em abril.
Outra coisa que ajudou a consolidar o favorecimento dos Panamaxes em todo o mundo foi a demanda por grãos da costa leste da América do Sul, mais forte na semana passada e que continua se mantendo. Com esse panorama, as viagens da costa leste da América do Sul para a China estão custando US$ 24 mil por dia, enquanto as viagens na região do Transatlântico custam US$ 15 mil por dia.
Os ânimos no pacífico também estão favoráveis aos navios gigantes. As viagens na região norte do Pacífico têm taxas entre US$ 13 mil e US$ 13,5 mil por dia, e os brokers têm justificado esses preços pelo número de pedidos. Já o índice da costa leste da Austrália para a Índia ficou em cerca de US$ 13 mil por dia.