unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 12/12/22

Alte Marcos Sampaio Olsen assumirá comando da Marinha

Arquivo/Divulgação

Em Brasília, Lula anunciou também nomes de cinco ministros do futuro governo, entre eles José Múcio Monteiro, da Defesa

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta sexta-feira (9), em Brasília, os nomes dos novos comandantes das forças armadas. Com base no critério de antiguidade, Lula escolheu para comandar a Marinha o almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen. No Exército, o general Júlio César de Arruda e, para a Força Aérea Brasileira (FAB), o brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno.

Tradicionalmente, a passagem de comando no caso de mudança de governo ocorre em janeiro, mas os comandantes decidiram antecipar para este mês a transmissão de cargo. Os novos comandantes vão substituir, no próximo governo, o almirante Almir Garnier Santos (Marinha); o brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior (Aeronáutica) e o general Marcos Antônio Freire Gomes (Exército).

Na Marinha, o almirante Marcos Sampaio Olsen ingressou em 1979 e, após ter concluído o curso da Escola Naval, foi reconhecido como Guarda-Marinha em 14 de dezembro de 1982. Em sua carreira, Olsen destacou como Navio-Varredor “Atalaia” (Comandante); Submarino “Tamoio” (Imediato); Gabinete do Comandante da Marinha (Assessor Parlamentar); Submarino “Tapajó” (Comandante); Navio-Aeródromo “São Paulo” (Imediato); Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa – EUA; e Diretoria-Geral do Pessoal da Marinha (Chefe de Gabinete).

Além disso, o almirante Olsen já foi condecorado como Grande Oficial da Ordem do Mérito da Defesa; Grã-Cruz da Ordem do Mérito Naval; Grande Oficial da Ordem do Mérito Militar; Grande Oficial da Ordem do Mérito Aeronáutico e muito mais.

O anúncio dos nomes aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, onde atua a equipe de transição de governo. Na ocasião, o petista anunciou os nomes de cinco ministros do futuro governo. Na fazenda, estará Fernando Haddad, ex-ministro da Educação. Rui Costa, governador da Bahia, estará à frente da Casa Civil e no Ministério da Defesa José Múcio Monteiro, ex-deputado e ex-ministro do Tribunal de Contas da União. 

Fonte: Revista Portos e Navios