
A Alvopetro anunciou uma descoberta multi-zona no poço 183-B1, que começou a ser perfurado no início de junho deste ano no bloco REC-T-183, na Bacia do Recôncavo, a uma profundidade total de 2,9 mil m. De acordo com a companhia, o poço “tem descobertas em múltiplas formações”, com um total de 34,3 m de net pay.
“Os resultados preliminares de perfuração de nossos poços de exploração convencionais de 2022 representam passos significativos em nossa estratégia de crescimento orgânico. A expansão da nossa instalação de processamento de gás está quase completa, e esperamos testar a produção em nossa última descoberta no 183-B1, bem como o nosso sucesso anterior, no poço 182-C1. Esses testes ajudarão a definir o potencial de desenvolvimento e crescimento da produção dessas novas e empolgantes descobertas”, afirmou o CEO e presidente da Alvopetro, Corey Ruttan, em comunicado divulgado na quinta-feira (7/7).
Tanto o 183-B1 quanto o 182-C1, este último localizado no bloco adjacente REC-T-182 – onde a Alvopetro descobriu indícios de gás em abril deste ano – foram perfurados pela mesma sonda da Great Oil. Com base nesses resultados, a companhia pretende realizar um programa de teste multi-zona no poço 183-B1, estando o programa sujeito às aprovações regulamentares habituais e à disponibilidade de equipamentos.
Esse teste adicional avaliará a extensão, se houver, de hidrocarbonetos comerciais associados ao poço, bem como a capacidade produtiva do poço, ajudando a definir o plano de desenvolvimento do campo.
Caburé e Murucututu
A Alvopetro também informou sobre algumas atualizações operacionais no campo de Caburé e no campo de Murucututu, ambos localizados no Recôncavo. Em Caburé, a companhia afirma que a expansão da UPGN está prevista para ser concluída no final deste mês e que, ao final da expansão, a capacidade da unidade aumentará para 500 mil m³/dia de gás natural, representando um aumento de 25%.
Já em Murucututu, cujo reservatório engloba engloba os blocos REC-T-183 e REC-T-197, a Alvopetro diz que pretende iniciar o comissionamento da unidade de produção do campo no poço 183-1 no final deste mês. Este poço será conectado ao gasoduto de Caburé, que, por sua vez, estará conectado à UPGN de Caburé.
“Também iniciamos a instalação em campo da extensão do duto para conectar o poço 197-1 e esperamos que a construção seja concluída em aproximadamente três meses”, finalizou a companhia no comunicado. O 197-1 foi perfurado no bloco REC-T-197 em 2014.
A Alvopetro é operadora de cinco campos em produção (Jiribatuba, Bom Lugar, Caburé, Caburé Leste e Mãe-da-Lua) e de dois em desenvolvimento (Murucututu e Murucututu Sul), todos com 100% de participação e localizados na Bacia do Recôncavo, com exceção de Jiribatuba, na Bacia de Camamu. Na fase exploratória, detém 100% de participação nos blocos REC-T-182 e REC-T-183, também no Recôncavo.
Fonte: Revista Brasil Energia