unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 08/05/24

AMRJ lançou licitação para fornecimento de material para ‘NPa Mangaratiba’

Processo prevê fornecimento de material, fabricação, montagem, instalação, testes e comissionamento de sistemas

O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) lançou uma licitação para o fornecimento de material, de fabricação, montagem, instalação, testes e comissionamento dos sistemas mecânicos auxiliares do navio patrulha de 500 toneladas Mangaratiba, incluindo a elaboração e aplicação de formulários de testes desses sistemas. A entrega da embarcação está prevista para o ano que vem.


Os formulários abrangem sistemas: de água salgada de resfriamento, incêndio e borrifo; de recebimento e transferência de óleo combustível e óleo lubrificante; de distribuição de água doce; de controle de poluição – tratamento de águas servidas; de controle de poluição – tratamento de água e óleo; de esgoto; de drenos, embornais e esgoto sanitário; de suspiro, sondagem e enchimento; de ar comprimido de serviço; de combate a incêndio por espuma; e sistema de fechamento rápido de óleo combustível.

Em agosto de 2019, as diretorias de Engenharia Naval (DEN), Industrial (DIM), de Sistemas de Armas (DSAM) e de Comunicações e Tecnologia da Informação (DCTIM) da Marinha celebraram um termo de compromisso para a conclusão da construção dos navios-patrulha Maracanã e Mangaratiba, ambas de de 500 toneladas, no AMRJ. As embarcações, em diferentes estágios de construção à época, foram transferidas ao arsenal depois que o estaleiro Eisa (RJ) entrou em recuperação judicial sem concluir os projetos. O NPa Maracanã chegou a ser lançado ao mar e estava mais adiantado.

Em dezembro de 2022, o AMRJ entregou o navio-patrulha (NPa) Maracanã ao setor operativo da Marinha. O NPa Maracanã é o terceiro da classe “Macaé”, que já possui outras duas unidades em operação na Marinha do Brasil (Macaé e Macau). O navio-patrulha faz parte da atual fase do Programa de Obtenção de Navios-Patrulha (Pronapa), que prevê a continuidade da construção, no AMRJ, do NPa Mangaratiba, cuja entrega está prevista para 2025.

Fonte: Revista Portos e Navios