A Agência Nacional de Energia Elétrica (“ANEEL”) publicou, em 18 de março de 2024, mediante a Portaria n° 6.886, a aprovação do Plano Estratégico 2024-2027(PE-24-27).
Neste particular, o Mapa Estratégico disponibilizado pela ANEEL demonstra, de forma visual, a relação de causa e efeito dos 14 objetivos estratégicos, distribuídos em três perspectivas: Sociedade, Agentes Regulados e Beneficiários (3 objetivos), Processos Internos (8 objetivos) e Pessoas e Recursos (3 objetivos), para o alcance da Visão, o cumprimento da Missão e do Propósito, baseado na Cadeia de Valor vigente.
Com relação aos Objetivos Estratégicos relativos à sociedade, agentes regulados e benefícios, salienta-se:
- OE 1: Atuar para a transição energética com alocação justa de seus efeitos e com responsabilidade social e climática;
- OE 2: Modernizar as tarifas de energia elétrica, considerando as diversidades econômicas e sociais e os avanços tecnológicos; e
- OE 3: Aprimorar o relacionamento com os públicos internos e externos para aumentar a sua compreensão e engajamento quanto aos temas estratégicos do setor elétrico.
Cada OE possui resultados esperados avaliados na Nota Técnica nº 08/2024-GDG/ANEEL, bem como impactos previstos, que resultam na ação indireta da ANEEL.
Além disso, o Plano Estratégico 2024-2027 está sujeito a monitoramento trimestral, bem como revisões anuais.