A Origem Energia, operadora do polo, iniciou os procedimentos operacionais para o retorno da produção das instalações
Por Fernanda Legey

A ANP aprovou a desinterdição parcial de todas as Estações Satélite dos antigos campos de Cidade de São Miguel e São Miguel do Campos, no Polo Alagoas, informou a Origem Energia em comunicado divulgado na segunda-feira (5).
As áreas de Cidade de São Miguel e São Miguel do Campos tiveram a anexação ao campo de Furado – localizado no mesmo polo – aprovadas pela agência reguladora em 2022.
A Origem afirma, no comunicado, que iniciou a execução dos procedimentos operacionais necessários para o retorno seguro da produção dessas instalações, e que está trabalhando para restabelecer 100% das operações no Polo Alagoas.
Em junho, a Superintendência de Segurança Operacional (SSO) da ANP realizou uma fiscalização para verificar a conformidade do Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional no Polo Alagoas.
Após a fiscalização, a Origem recebeu apontamentos da SSO para adaptar certos programas de segurança operacional, bem como determinou a paralisação de suas instalações.
À época, a Origem obteve uma autorização específica para permitir o abastecimento do estado de Alagoas por meio de gás produzido por terceiros, via gasoduto da TAG.
O Polo Alagoas é um conjunto de cinco concessões de produção (Paru, Furado, Anambé, Arapaçu e Pilar) adquirido pela Origem Energia do plano de desinvestimento da Petrobras em 2021.
Fonte: Revista Brasil Energia