unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 07/10/24

ANP aprova novo Plano de Desenvolvimento do campo Sesmaria

O campo é operado pela PetroReconcavo e faz parte do Polo Remanso, na Bacia do Recôncavo

Foto: Divulgação PetroReconcavo

A ANP aprovou o novo Plano de Desenvolvimento (PD) do campo de Sesmaria, localizado na Bacia do Recôncavo e operado pela PetroReconcavo com 100% de participação.

O campo faz parte do Polo Remanso, conjunto de 12 campos localizados na Bacia do Recôncavo que foi adquirido pela companhia do plano de desinvestimentos da Petrobras em 2020, por US$ 30 milhões.

Sesmaria, que possui área de desenvolvimento de 17,72 km², foi descoberto em julho de 1966 e iniciou sua produção em outubro do mesmo ano, tendo o óleo como fluido principal. Com a revisão do PD, o término da fase de produção foi adiado para 5 de agosto de 2052.

A produção bruta dos poços é encaminhada, por meio das suas linhas de coleta e manifolds, à Estação Coletora Sesmaria, onde é realizada a separação bifásica (gás/líquido). A emulsão (óleo + água) é então transportada, através de carretas, para Estação Coletora e Compressora São Roque (ECC-SRO), localizada no campo de Mata de São João, de onde o óleo segue, após devidamente separado e tratado, para a Estação Recife, localizada no campo de Água Grande.

Já o gás natural coletado nos anulares dos poços escoa, através dos sistemas de compressão instalados nas locações dos poços 3-SI-0009-BA, 7-SI-0025-BA e 7-SI-0028-BA, também para a Estação Coletora Sesmaria, que, por sua vez, o transfere, por gasoduto, para a Estação Araçás “B”, pertencente ao campo de Araçás. Por fim, a água produzida é tratada na ECC-SRO, antes de ser destinada aos poços injetores dos campos de Remanso e Mata de São João.

Os campos Mata de São João e Remanso são operados pela PetroReconcavo com 100% de participação. Já o campo de Água Grande é operado pela Brava Energia com 100% de participação, mas a PetroReconcavo possui 47,73% de participação na produção da Jazida Compartilhada “Zona Água Grande – Bloco 2” entre as concessões Gomo e Bonsucesso. Por fim, o campo de Araçás é operado pela Petrobras integralmente.

Os principais reservatórios do campo de Sesmaria são arenitos fluvio-eólicos tithonianos da Formação Sergi, com porosidade média de 15% e permeabilidade de 17 mD, saturados com óleo de 39 °API. Secundariamente, são encontradas acumulações de óleo nos arenitos fluvio-eólicos berriasianos da Formação Água Grande, com porosidade média de 16% e permeabilidade em torno de 10 mD. O mecanismo primário de produção é o gás em solução e como método de recuperação secundária foi utilizada, até 2019, a injeção de água.

Fonte: Revista Brasil Energia