unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 27/05/11

ANP aprova plano da Starfish Sonangol

A diretoria da ANP aprovou o plano de desenvolvimento do campo de Aracuí, operado pela Sonangol Starfish, na área do antigo bloco SEAL-T-462, na Bacia de Sergipe, área urbana de Aracaju. Toda a produção será realizada através do poço 1-STAR-5D-SE, que está equipado com árvore de natal convencional, com completação simples, e revestimento de produção de 7.

Inicialmente a produção ocorrerá por surgência (elevação natural) e, quando a pressão do reservatório sofrer uma queda expressiva, será implantado o método de elevação artificial por gas lift contínuo (GLC).

A Sonangol Starfish perfurou dois poços exploratórios na área, o 1-STAR-5D-SE e o 1-STAR-6D-SE. O primeiro poço foi testado e resultou na declaração de comercialidade do campo. O segundo foi abandonado como seco com indícios de hidrocarbonetos. Em função da pequena acumulação existente na área do campo, não existe a previsão de perfuração de estruturas adicionais.

O bloco exploratório SEAL-T-462 foi adquirido pela Sonangol Starfish na sétima rodada de licitações da ANP, realizada em 2005. A atividade exploratória teve início em meados de 2006, com um levantamento de geoquímica de superfície cobrindo todo o bloco. Foram também utilizadas linhas sísmicas 2D antigas da área do bloco, além de uma sísmica 3D realizada em 2007 no bloco adjacente SEAL-T-461, a qual cobriu parte da área.

Em fevereiro de 2009, foi iniciado um teste de longa duração com o poço produzindo a baixas vazões em razão de um alto dano. No mês de agosto, o poço foi fraturado visando à redução do dano. Após a operação, houve um aumento considerável na vazão, alcançando cerca de 1.000 bpd. O teste foi encerrado em novembro de 2009 e a declaração de comercialidade aconteceu em dezembro.