O campo é operado pela Capixaba Energia na parte terrestre da Bacia do Espírito Santo. Expectativa é que a produção seja iniciada ainda neste ano

A ANP aprovou, no início deste mês, o Plano de Desenvolvimento (PD) do campo Batuíra, operado pela Capixaba Energia com 100% de participação na Bacia do Espírito Santo. O campo está situado na porção emersa da bacia, no município de Jaguaré, a cerca de 215 km a nordeste da cidade de Vitória.
Batuíra, que possui área de 20,86 km², está em desenvolvimento. Ele foi descoberto em maio de 2021, e a expectativa é que a produção seja iniciada ainda neste ano, sendo o óleo o fluido principal.
Quando iniciada, a produção bruta do poço 1-IMET-0028-ES (1-SIN-0001-ES) será direcionada, por meio de sua linha de coleta, para um tanque de armazenamento instalado na sua locação, onde ocorrerá a separação dos fluidos por gravidade. O óleo será então transportado, por meio de carretas, para a Estação de Coleta e Tratamento de Lagoa Parda (ECT-LP), onde será tratado e, posteriormente, escoado, também através de carretas, para a sua comercialização.
O gás natural associado, em função dos baixos volumes esperados, será ventilado em sua totalidade no próprio tanque de armazenamento. Por fim, a água produzida será drenada para um tanque exclusivo para o seu armazenamento, sendo então transferida, por caminhão sugador, para uma empresa devidamente licenciada e autorizada a realizar o seu tratamento e adequado descarte.
Os principais reservatórios encontrados na área correspondem a arenitos turbidíticos cenomanianos da Formação Urucutuca, com porosidade média de 18% e permeabilidade de 8,23 mD, saturados com óleo de 19,7 °API. O mecanismo primário de produção é o gás em solução e, como método de recuperação melhorada, poderá ser utilizada a estimulação térmica.

Além de Batuíra, a Capixaba Energia opera outros três campos na Bacia do Espírito Santo: Águia Real, Lagoa Parda e Lagoa Parda Norte, todos com 100% de participação. Em abril deste ano, a Petro-Victory Energy e a BlueOak Investments concluíram a aquisição da Capixaba Energia.
Fonte: Brasil Energia