unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 14/03/24

ANP aprova Plano de Desenvolvimento do campo de Tapiranga Norte

A diretoria da ANP aprovou o Plano de Desenvolvimento (PD) do campo de Tapiranga Norte, localizado na parte terrestre da Bacia do Recôncavo e operado pela 3R Rio Ventura S/A, subsidiária da 3R Petroleum, segundo dados do Painel Dinâmico de Análise de PDs da ANP atualizados na terça-feira (12). 

A agência reguladora aprovou o pedido para redução da alíquota de royalties do campo, nos termos da Resolução ANP nº 749/2018, que regulamenta esse procedimento como incentivo à produção incremental em campos maduros. O campo de Tapiranga Norte possui área de 35,24 km² e óleo como fluido principal, tendo sido declarado comercial em 2011 e iniciado sua produção em 2018. 

O término da Fase de Produção está estimado para 2038. O sistema de produção e escoamento do campo estabelece que a produção bruta dos poços seja direcionada, por meio das suas linhas de coleta, para o manifold da Estação Coletora de Rio Pojuca, de onde segue, via duto multifásico, para a Estação Coletora de Rio Ventura (EC-RVE), localizada no campo de Água Grande. 

Já os fluidos advindos dos poços localizados na área do antigo campo de Pojuca são acumulados em um tanque instalado na locação do poço 7-PC-0004-BA (Ponto de Coleta do PC-4), para o posterior envio, por carretas, para a EC-RVE. Após a separação e tratamento na EC-RVE, o óleo é transferido, por oleoduto, para a Estação de Oleoduto (Parque Recife). 

O gás natural, por sua vez, segue, através de gasoduto, para a Unidade de Processamento de Gás Natural de Catu (UPGN-Catu), localizada em Pojuca (BA). Por fim, a água produzida, após devidamente tratada, é destinada ao sistema de injeção para recuperação secundária do próprio campo de Tapiranga Norte. 

Dados: ANP

O campo faz parte do Polo Rio Ventura, que foi adquirido pela 3R em agosto de 2020, em uma transação avaliada em US$ 94 milhões. O polo faz parte do Complexo Recôncavo, que conta ainda com o Polo Recôncavo. Além desse conjunto de ativos, a 3R possui outros dois complexos: o Complexo Potiguar (formado pelos Polos Potiguar, Macau, Pescada, Areia Branca e Fazenda Belém) e o Complexo Offshore (formado pelo Polo Peroá, com 85% de participação, e pelo Polo Papa-Terra, com 53%).

Fonte: Revista Brasil Energia