unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 24/04/25

ANP aprova Plano de Desenvolvimento do campo Rio do Carmo

Campo está localizado na parte terrestre da Bacia Potiguar e é operado pela Phoenix Óleo & Gás Natural, subsidiária da Azevedo & Travassos Energia

Cavalo-de-pau (Foto: Divulgação ANP)

A ANP aprovou o novo Plano de Desenvolvimento (PD) do campo Rio do Carmo, localizado na Bacia Potiguar e operado pela Phoenix Óleo & Gás Natural, subsidiária da Azevedo & Travassos Energia, com 100% de participação. O campo terrestre faz parte do Polo Periquito, ativo que contempla cinco campos onshore na mesma bacia (Concriz, Periquito, Periquito Nordeste, Periquito Norte e Rio do Carmo).

Rio do Carmo, que possui área de desenvolvimento de 1,33 km², foi descoberto em fevereiro de 1985 e iniciou sua produção em junho de 2013, tendo o óleo como fluido principal. Com a revisão do PD, o término da fase de produção foi adiado para 31 de dezembro de 2039.

Até o momento, o campo possui um poço em operação, chamado 1-RC-0004-RN. A produção bruta do poço é direcionada, por meio da sua linha de coleta, para um tanque de armazenamento instalado na sua locação, onde ocorre a separação bifásica (gás/líquido). A fase líquida (óleo e água) é então transferida, através de carretas, para a Estação Coletora de Concriz. 

Após a separação na estação, o óleo segue, por carretas, para o comprador final, enquanto a água é destinada a uma empresa terceirizada, responsável pelo seu tratamento e adequado descarte. Por fim, o gás natural, em função dos baixos volumes realizados, é ventilado em sua totalidade no próprio tanque de armazenamento.

Os principais reservatórios encontrados na área são arenitos deltáicos eocretácicos da Formação Pendência, com porosidade média de 16% e permeabilidade de 13 mD, saturados com óleo de 40 °API. O mecanismo primário de produção é a expansão volumétrica de fluido e o gás em solução, e não há, nesse momento, a previsão de utilização de qualquer método de recuperação secundária e/ou melhorada.

Além do Polo Periquito, a Azevedo & Travassos Energia possui 100% de participação no campo Tanatau, em desenvolvimento na Bacia Potiguar, e 50% de participação nos Polos Porto Carão e Barrinha, adquiridos do portfólio da Brava Energia

O Polo Porto Carão contempla quatro campos (Porto Carão, Serraria, Lagoa Aroeira e Carcará), enquanto o Polo Barrinha é formado por nove campos (Pintassilgo, Barrinha, Barrinha Leste, Barrinha Sudoeste, Fazenda Canaan, Poço Verde, Serra Vermelha, Pedra Sentada e Serra do Mel). Todos estão localizados no onshore da Bacia Potiguar.

Fonte: Revista Brasil Energia