
A ANP aprovou, em circuito deliberativo na quinta-feira (23), a redução da alíquota de royalties de 85 campos entre 5% e 7,5%. Também foi aprovada a cessão de participação da Ubuntu nos campos marginais de Rio Mariricu e Urutau, localizados na Bacia do Espírito Santo e Bacia Potiguar, e operados pela Mandacaru Energia.
Tiveram redução de 5% os campos de Colibri e Cardeal (Polo Riacho da Forquilha), operados pela Mandacaru (50%) em parceira com a Potiguar E&P S.A (50%), subsidiária da PetroReconcavo na Bacia Potiguar; Andorinha, operado pela Petro-Victory (70%) em parceria com a Perícia Engenharia e Construção Ltda. (30%) na Bacia Potiguar; os 27 campos do Polo Cricaré, operados pela Karavan Seacrest SPE Cricaré (100%) na Bacia do Espírito Santo; Tucano e Bem-Te-Vi, operados pela Vipetro Petróleo (100%), também, na Bacia do Espírito Santo.
Para o campo de Tibira foi negado a redução de 5% da alíquota de royalties. Ele é operado pela Slim Drilling (40%) em parceria com a Geopar (60%) na Bacia do Recôncavo.
Para o benefício de 7,5% foram contemplados os campos do Polo Alagoas, na Bacia de Alagoas, e Polo Tucano Sul, na Bacia de Tucano Sul, operados pela Origem Energia (100%); Polo Lagoa Parda, operados pela Imetame Energia Lagoa Parda (100%) na Bacia do Espírito Santo; Polo Remanso, operado pela PetroReconcavo (100%) na Bacia do Recôncavo; Polo Rio Ventura, operado pela 3R Ventura (100%), Polo Areia Branca, operado pela 3R Areia Branca (100%), subsidiárias da 3R Petroleum, respectivamente, na Bacia do Recôncavo e Bacia Potiguar; Polo Miranga, operado pela SPE Miranga (100%), subsidiária da PetroReconcavo na Bacia do Recôncavo.
Nesta porcentagem de redução também foram aprovados mais oito campos da Imetame Energia. Os campos de João de Barro, Rolinha, Galo de Campina, Arribaçã, Campainha Azul, localizados na Bacia Potiguar e Cardeal do Nordeste, Cardeal do Nordeste Leste, Cardeal Amarelo, na Bacia do Recôncavo. Todos com 100% de participação da empresa.
Fonte: Revista Portos e Navios