A agência reguladora divulgou, em seu site, a agenda simplificada. O documento completo, incluindo detalhamentos das ações, será publicado em até 15 dias úteis

A diretoria da ANP aprovou, na quinta-feira (29), a agenda regulatória da agência reguladora para o período 2025-2026. A agenda será composta por 56 ações, das quais 28 (50%) foram migradas da agenda anterior (por não terem sido concluídas), organizadas de acordo com os eixos temáticos adotados pela ANP.
Foi publicada, no site da ANP, a agenda regulatória simplificada. O documento completo, incluindo detalhamentos das ações, será publicado em até 15 dias úteis, conforme determinado pela diretoria colegiada.
Os eixos temáticos presentes na agenda são:
- Exploração e Produção (18 ações, das quais 9 são novas);
- Movimentação de Petróleo, Derivados, Gás Natural e Biocombustíveis (10 ações, das quais 1 é nova);
- Produção de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (3 ações migradas);
- Abastecimento, Fiscalização do Abastecimento e Qualidade de Produtos (23 ações, das quais 16 são novas); e
- Transversal (2 ações novas).
A diretoria colegiada também aprovou um conjunto de ações, não contempladas na agenda neste momento, mas que poderão ser incluídas à medida que as ações iniciais forem sendo concluídas ou mediante revisão da priorização, por determinação da diretoria.
A nova agenda regulatória da ANP foi submetida, pela primeira vez, ao processo de participação social, por meio da Consulta Prévia nº 2/2024. Na página da consulta, estão disponíveis as contribuições recebidas.
Fonte: Revista Brasil Energia