A nova diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Maria de Regina Chambriard, confirmou ontem a potencialidade de produção de gás natural do Acre, conforme foi anunciado na semana passada pelo governador Tião Viana, ao falar sobre a prospecção de petróleo e gás no estado.
Falando à agência internacional de notícias Reuters, Magda Chambriard informou que “levantamentos da ANP mostram potencial de gás no Acre e em áreas do Mato Grosso, que ainda não haviam sido pesquisadas”.
A diretora-geral da ANP falou à agência internacional das potencialidades de produção de gás natural nos dois estados ao informar que a ANP concluiu estudos geológicos que revelam a existência da matéria-prima energética em várias bacias sedimentares do interior do Brasil.
Segundo a diretora-geral da ANP, os mais recentes levantamentos confirmam que praticamente todo o interior do Brasil possui gás natural, uma vez que estudos anteriores já apontavam a ocorrência do combustível nas bacias do Paraná, Maranhão, Parnaíba, Solimões, São Francisco, entre outras. O gás natural é menos poluente do que os derivados do petróleo.
Publicadas também no Portal Terra, as informações atribuídas à diretora da ANP assinalam que os levantamentos da agência petrolífera em bacias como a Pará-Maranhão e na São Francisco, em Minas Gerais, além do Mato Grosso, foram confirmados por empresas como Petrobras e OGX, do empresário Eike Batista, que realizaram descobertas a partir de trabalhos de perfuração. A ANP vai continuar realizando levantamentos que mostrem o potencial de cada região para incluir as áreas em leilões de petróleo e gás, como tem feito nos últimos anos.
Trabalho constante de Tião Viana
Trabalhando desde quando era senador para a ANP promover prospecções no Acre, o governador Tião Viana revelou que um relatório detalhado apontou que o estudo de geoquímica no Acre indicou evidencias de ocorrência de gás natural associado a um óleo fino na região do Juruá.
Com recursos definidos no Orçamento Geral da União por emendas de autoria do então senador Tião Viana, as prospecções no Acre começaram em 2007, com a realização, até 2008, de levantamentos aerofotogamétricos. As prospecções continuaram com levantamentos geoquímicos e, este ano, começam os levantamentos de sísmicas, a última fase das prospecções, antes da perfuração dos poços petrolíferos, prevista para ocorrer no estado já no próximo ano.
O governador informou que as áreas identificadas nos estudos que apontam onde há evidencias de ocorrência de gás natural inclui os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, no Acre, além dos municípios de Ipixuna e Guajará, no Amazonas.
Em 15 de fevereiro passado, foi expedida pelo Ibama a licença ambiental que autoriza o inicio dos trabalhos para realização dos estudos sísmicos. Nesta licença, estão previstos todos os cuidados ambientais para a fase de operação dos estudos, desde a comunicação com a sociedade, a educação ambiental, os cuidados com os trabalhadores e a proteção da flora e da fauna.
“A sísmica será concluída em 10 meses. A partir daí, a ANP estará pronta para promover a licitação para a prospecção. Quem acompanhou todo esse processo foi a Magda Chambriard – engenheira civil e atual diretora-geral da ANP e atual presidente da Agência Nacional”, detalhou o governador Tião Viana.