unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 07/05/10

ANP está otimista com perfurações

O diretor geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, disse ontem que na próxima semana a entidade concluirá a avaliação sobre o primeiro poço da cessão onerosa à Petrobras. Vamos divulgar a estimativa do bloco ANP 1 na semana que vem, disse Lima, após almoço na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). O diretor classificou como animadores os resultados preliminares e informou que o segundo poço será perfurado em breve.

De acordo com Lima, dificilmente o primeiro poço suprirá a demanda por 5 bilhões de barris de petróleo da cessão onerosa. O diretor acrescentou que, assim como foi veiculado na mídia, o primeiro poço deverá ter volume de 20 bilhões de barris e capacidade de recuperação de 10%. São esses valores que se ouviu falar. Acho difícil esse primeiro poço atender a demanda final, disse.

A agência contratou a Petrobras para buscar até 5 bilhões de barris de petróleo em áreas não licitadas no pré-sal da bacia de Santos, que serão utilizados pela União na capitalização da estatal. A operação ainda depende de aprovação do Congresso e da avaliação de agências certificadoras sobre as reservas.