A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou a indicação de 25 blocos exploratórios para análise de inclusão na Oferta Permanente de Concessão (OPC), com potencial de exploração nas bacias de Campos e do Espírito Santo. A decisão, tomada em 31 de outubro, integra o Calendário Estratégico 2024-2025 para Avaliações Geológica e Econômica da ANP e segue a resolução de diretoria 647/2024.
Os blocos exploratórios cobrem uma área de aproximadamente 18 mil km² e estão situados nos setores SC-AUP1, SC-AUP2 e SC-AP1, na bacia de Campos, e no setor SES-AUP3, na bacia do Espírito Santo. Localizados em águas profundas e ultraprofundas, a mais de 2.750 metros de lâmina d’água e a 190 km da costa, os blocos ainda passarão por análise ambiental e pela emissão de uma Manifestação Conjunta dos Ministérios de Minas e Energia (MME) e do Meio Ambiente (MMA), além de uma audiência pública.
A inclusão dos blocos se baseia em novos entendimentos geocientíficos, como descobertas recentes de petróleo na Namíbia, que sugerem potencial exploratório similar na área em estudo. A iniciativa visa expandir as oportunidades de concessão e exploração de petróleo e gás no Brasil. Para mais informações sobre a Oferta Permanente de Concessão, acesse o site da ANP aqui.
Fonte: Revista Portos e Navios