Segundo o deputado Osmar Júnior (PC do B), a decisão inclui o Estado na era da exploração de gás .
A Comissão de Políticas Energéticas da Câmara Federal aprovou pedido da Agência Nacional do Petróleo (ANP) que beneficiará o Piauí. É que serão incluídos 20 lotes de exploração de gás natural e petróleo, localizados na bacia do rio Parnaíba, no 12º leilão de Blocos de Insumos Energéticos.
Desse total, 13 estão localizados na região de Floriano, a 244 quilômetros de Teresina. “A decisão está embasada em estudos de cerca de quatro anos promovidos pela ANP e que comprovam a existência de gás natural, passível de exploração, no Estado do Piauí”, informou o deputado federal, Osmar Júnior (PC do B).
A especulação sobre a existência de gás natural na bacia do rio Parnaíba já atraiu olhares de empresários de destaque internacional como Eike Batista. Ele já teria recebido o governador Wilson Martins para tratar de investimentos do Estado.
“Se o Estado foi incluído no leilão é porque tem toda a possibilidade de ter gás natural. Com essa decisão, o Piauí entra de vez na era da exploração do gás natural”, comemorou o deputado federal.