Ação visa promover a capacitação técnica da agência em tecnologias de medição, detecção e quantificação de metano
A ANP lançou uma Campanha de Medição de Emissões Metano em ativos de produção de petróleo e gás natural. O lançamento, em parceria com o Banco Mundial, aconteceu em evento no Escritório Central da Agência, no Rio de Janeiro, na quinta-feira (3), com a presença de técnicos das duas instituições e representantes de empresas do setor de petróleo e gás natural.
Segundo a agência, a iniciativa busca fortalecer a capacidade da Agência para identificar, medir e propor medidas para mitigar as emissões de metano no setor de petróleo e gás natural, por meio da capacitação prática de servidores e da realização de medições diretas em instalações selecionadas.
Os resultados obtidos contribuirão para ampliar o conhecimento sobre emissões de metano na atividade de produção, e fornecerão subsídios técnicos para o desenvolvimento da regulamentação da ANP sobre o tema.
O Diretor-Geral da ANP, Artur Watt, falou na abertura do evento sobre a importância da cooperação técnica entre a Agência e o Banco Mundial.
“Essa iniciativa ocorre em um momento de avanço da agenda de descarbonização e reconhece a importância da cooperação Internacional que temos com o Banco Mundial para que a ANP possa conhecer as experiências de outros países e avaliar alternativas para desenvolver uma abordagem regulatória adequada à realidade brasileira”, disse.
Watt também citou a posição de destaque da indústria de petróleo e gás brasileira no cenário mundial de descarbonização. “Temos uma indústria muito bem posicionada, com emissões abaixo da média mundial, e o Brasil já possui programas e regulamentação que possibilitam uma produção e uma matriz energética cada vez mais sustentável”, disse.
Além de palestras e mesas redondas, a programação do evento incluiu ainda um treinamento para capacitação técnica em tecnologias de medição, detecção e quantificação de metano.
Fonte: Brasil Energia.