O montante é referente a 139 campos terrestres de petróleo e gás natural, que tiveram os seus novos planos de desenvolvimento aprovados pela agência reguladora. Inicialmente, esses contratos seriam encerrados neste ano

A ANP prevê cerca de R$ 17 bilhões em novos investimentos no onshore com a prorrogação dos contratos de 139 campos produtores de petróleo e gás natural originados na Rodada Zero, segundo comunicado divulgado nesta terça-feira (23). A agência reguladora finalizou as aprovações dos novos planos de desenvolvimento em agosto, e concluiu a consolidação dos dados relativos às prorrogações na última semana.
Inicialmente, esses contratos seriam encerrados neste ano. Os novos investimentos serão destinados a elevar os fatores de recuperação dos campos, principalmente nas seguintes atividades em poços produtores: perfuração e completação (de 2.115 novos poços); recompletação (em 5.546 poços) e intervenções (cerca de 1.039 operações).
Além disso, as prorrogações poderão resultar em ganhos de produção nos campos. Para o ambiente terrestre, no caso do petróleo, há estimativa de cerca de 600 milhões de barris adicionais; e, no gás natural, aproximadamente 72 bilhões de m³.
A prorrogação de contratos segue o determinado pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), em sua Resolução nº 02/2016, e em conformidade com a Resolução de Diretoria (RD) da ANP nº 568/2018.
Fonte: Revista Brasil Energia