
A ANP divulgou, na quinta-feira (9/9), que a indústria de petróleo e gás registrou 6.409 casos acumulados de Covid-19 até o dia 7 de setembro. Do total, 4.515 profissionais acessaram instalações marítimas de perfuração e produção de O&G. Até agora, 12 profissionais do offshore foram mortos em decorrência do vírus e outros 4.720 estão recuperados. Na última atualização do painel da ANP, realizada na quarta-feira (8/9), mais nove casos de contaminação pelo vírus foram confirmados.

Segundo a ANP, as empresas estão diminuindo o número de trabalhadores a bordo para reduzir a circulação do vírus. Também estão adotando procedimentos de contingência para a realização das operações de forma segura, que vem sendo acompanhada diariamente pela agência. A Anvisa e a Secretaria de Trabalho vem fiscalizando os procedimentos de quarentena pré-embarque, e a ANP possui um protocolo de segurança que determina o desembarque de funcionários que expressem os sintomas de Covid-19, além daqueles que tiveram contato com casos confirmados.
Como já publicado pelo PetróleoHoje, a questão da saúde dos petroleiros já foi tema de debate numa audiência pública da Alerj, realizada em junho de 2021. No encontro, os representantes do Sindipetro-NF reclamaram da constante exposição à contaminação que os petroleiros vem sofrendo.

Fonte: Revista Brasil Energia