unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 03/03/22

Antaq analisa arrendamento da Petrobras no Porto do Rio

Porto do Rio de Janeiro, localizado na cidade do Rio de Janeiro (Fonte: Companhia Docas do Rio de Janeiro)

Na sexta-feira (25/2), o chefe de gabinete do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) encaminhou, à Superintendência de Outorgas da mesma agência reguladora, o terceiro contrato de transição firmado entre a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) e a Petrobras no Porto do Rio de Janeiro (RJ).

O contrato, assinado no último dia 19, prevê o arrendamento de instalação portuária de 42 mil m², localizada no Terminal Multiuso 1 do porto. Fazem parte deste arrendamento os berços do Cais São Cristóvão, delimitados entre os cabeços 166 e 190, os berços do Cais da Gamboa, delimitados entre os cabeços 134 e 146, assim como outras áreas definidas no contrato.

O prazo de vigência é de 180 dias, contados a partir do dia 21 de fevereiro deste ano, ou até que se encerre o processo licitatório da área em questão. O negócio foi avaliado em R$ 1,1 milhão, referente à parcela fixa mensal pelo arrendamento, bem como valores tarifários cabíveis e previstos na Tarifa do Porto do Rio de Janeiro acrescidos dos respectivos adicionais.

Localizado na cidade homônima, o Porto do Rio de Janeiro atua com carga geral, carga conteinerizada, produtos siderúrgicos, trigo, concentrado de zinco, ferro gusa, cargas de apoio offshore, além de diversos outros granéis sólidos e líquidos. Em janeiro de 2022, o porto movimentou cerca de 823 mil t, representando uma queda de 6,8% ante a movimentação do mês anterior.

Fonte: Revista Brasil Energia