unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 14/09/21

Antaq aprova edital de leilão no Porto de Santos

Áreas a serem ofertadas no Porto de Santos / Fonte: Minfra
Áreas a serem ofertadas no Porto de Santos / Fonte: Minfra

A diretoria da Antaq aprovou, na sexta-feira (10/9), o edital e a minuta do contrato de arrendamento da área STS08 e a realização do leilão para arrendamento do setor STS08A, ambos destinados à movimentação de combustíveis no Porto de Santos (SP). As licitações são apontadas pelo Ministério da Infraestrutura (Minfra) como os maiores leilões portuários dos últimos 20 anos.

Planejados para o quarto trimestre deste ano, os leilões serão realizados pela Antaq com apoio da B3. Estima-se investimentos de cerca de R$ 1 bilhão nas áreas a serem concedidas por 25 anos, prorrogáveis até o limite de 70 anos.

Os setores STS08 e STS08A têm áreas de 152,3 mil m² e 297,3 mil m², respectivamente. No projeto, prevê-se a modernização e ampliação de capacidade dos terminais, além da construção de um novo píer com dois berços de atracação.

Os empreendimentos fazem parte do Complexo Portuário de Santos, localizado nas cidades de Santos e Guarujá (SP). Sua área de influência abrange toda a região Sudeste, Sul e grande parte do Centro-Oeste, movimentando ainda cargas em trânsito para Bolívia, Paraguai e Chile.

A expectativa é que grandes players demonstrem interesse no certame, que faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal. A realização dos leilões foi aprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em julho.

Atualmente, a área no Porto de Santos é operada pela Transpetro, responsável pelo escoamento dos derivados produzidos pelas refinarias paulistas da Petrobras.

Fonte: Revista Brasil Energia