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Newsletter - 19/08/24

ANTAQ aprova estudo sobre descarbonização e hidrogênio em portos

Os diretores da ANTAQ aprovaram em Reunião Ordinária de Diretoria o estudo do Eixo 2 do projeto sobre descarbonização no setor portuário nacional, que trata especificamente do diagnóstico e descarbonização dos portos e aplicações do hidrogênio no setor portuário.

Em linhas gerais, o eixo 2 do projeto teve por objetivo avaliar a preparação da infraestrutura portuária nacional para receber embarcações que utilizam combustível de baixa emissão de carbono, mapear iniciativas de descarbonização dos portos e dos serviços portuários prestados e identificar o potencial do hidrogênio de baixo carbono e seus derivados para a descarbonização dos portos e, a partir desse diagnóstico, divulgar os resultados obtidos e o guia de recomendações.

Os resultados da pesquisa demonstraram que a preparação da infraestrutura portuária nacional para receber embarcações que utilizam combustível de baixa emissão de carbono ainda é bastante incipiente. Essa incipiência pode ser explicada, em parte, pela ainda predominância do uso de combustíveis marítimos fósseis.

A pesquisa também buscou identificar o potencial dos portos e terminais para produção, recebimento e o uso do hidrogênio de baixo carbono e seus derivados. Neste ponto, verificou-se que nenhum dos pesquisados possui infraestrutura implementada para produção, exportação, importação ou uso, tampouco condições para realizar o abastecimento de embarcações.

A partir dos resultados do diagnóstico, a equipe de estudo elaborou um guia de recomendações que tem por objetivo possibilitar o avanço na estratégia de redução de emissões por mais de seis recomendações estruturais, quais sejam:

  1. Elaboração do inventário de emissão de gases de efeito estufa dos portos e instalações portuárias;
  2. Avaliação robusta do escopo 3 dos inventários de emissões existentes;
  3. Auditoria e publicação dos reportes para maior confiabilidade e transparência dos inventários de emissões;
  4. Mapeamento de oportunidades de redução de emissões, elaboração da análise de custo-benefício das medidas de redução de emissões e estabelecimento de meta SBTI baseada na ciência.

Por fim, o guia de recomendações também traz os próximos passos para uma atuação setorial conjunta dos agentes envolvidos, com proposta de ações voltadas a capacitação, mobilização, estudo setorial e regulação, fornecendo assim uma trilha de recomendações e ações para auxiliar no processo contínuo de descarbonização do setor portuário nacional.